Feitas para Durar: desmistificando empresas visionárias

James Collins em seu prestigiado e conceituado estudo, Feitas para Durar,  desmistifica empresas visionárias de alguns icônicos clichês de mercado, que procuram justificar as razões de sucessos e fracassos empresariais. Procurando entender os mecanismos que regulam as trajetórias de empresas vencedoras em quase um século de suas existências, ele estabelece novas percepções que proporcionaram e continuam a proporcionar quadros empresariais evolutivos. No esquema, a seguir, algumas considerações pertinentes ao estudo realizado.

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Postado em Aula 07 por Cleon Gostinski em março 20th, 2012 às 19:30.

20 comentários

20 de Comentários

  1. Janaina Revers mar 20th 2012

    Otima Noite!
    Sobre as empresas visionárias entendi que para as mesmas tornarem-se uma é necessário ser conhecida no mundo inteiro, ser top, estar no auge, não ter medo de se arriscar e ja ter alcançado a sua missão, dificilmente uma empresa jovem será uma empresa visionária.
    As empresas visionárias passam por várias geraçoes, por momentos altos e baixos, superam suas crises e se reerguem e sempre se antecedem aos fatos, ou seja enxergam com antecedência…
    Para criar uma empresa visionária não é preciso ter uma grande idéia ou um grande produto, apenas deve-se estar enquadrada nos conceitos acima.
    Janaina.

  2. Aline Lamb mar 20th 2012

    Através das considerações existentes no livro Feitas para durar podemos perceber que não é preciso ter grandes ideias, produtos ou serviços para uma organização dar certo, mas sim a capacidade de comunicação, líderes ativos que dão as ferramentas e ensinam como fazer.
    Grandes mitos são quebrados e uma nova visão de empresa nos é passada, transformando nossas convicções em meras banalidades e mostrando que o que realmente vale no jogo do mercado não é um líder carismático ou lucros extraordinários, mas as metas audaciosas e principalmente as pessoas que integram essa organização, fazendo tudo isso acontecer.
    Empresas visionárias não estão onde estão por acaso, lutaram duro, passaram por seus altos e baixos e continuam firmes, transformando nossa visão de mundo e influenciando, cada vez mais, o progresso de outras organizações.

  3. Silvia Stein mar 21st 2012

    Bom dia a todos!
    Conforme a colega Aline apresentou em seu trabalho intitulado Feitas para durar, desmitificando empresas visionárias; empresa visionária seria aquela que visualiza o futuro, que esta a frente das outras. Mas para que ela se torne realmente visionária não basta ela visualizar o futuro ela precisa concretizar aquilo que ela vê. James Collins em seu estudo desmitifica empresas visionárias de algumas que se dizem ser, apresenta um estudo onde aponta 18 empresas como modelo de empresas visionárias. Procurando entender os meios utilizados pela empresas em suas trajetórias de sucesso, busca estabelecer novas idéias que possam ajudar no processo evolutivo das empresas. A empresa visionária deve buscar suas idéias e administrar-las de forma a concretiza-las e não esperar por uma grande idéia . Trabalhar em uma empresa visionária é bastante árduo, pois ela costuma sugar tudo que ela puder de seu funcionário. Ela está sempre buscando se aperfeiçoar , preocupa-se com sua evolução e não com seu concorrente.

  4. Tiago Fiorio mar 21st 2012

    O primeiro capítulo nos mostrou a essência de como as grandes organizações iniciaram e como se estruturaram em seu período de ampliação no mercado. Achei bastante interessante a colocação de que as principais empresas nasceram sem uma ideia genial e que todas tiveram gestores magníficos, pois são consideradas como empresas visionárias pois resistiram ao tempo e as mudanças globais que o mundo passou.

  5. Cristiane Zonta mar 22nd 2012

    Após apresentação da nossa colega Aline e leitura do capítulo, pude entender melhor o que são realmente empresas visionárias e o que é necessário para que sejam tituladas como tal.
    Essas empresas têm uma característica única, não se sabe ao certo o que será delas, mas se tem a certeza que continuarão a existir. E o mais incrível, é que para criar uma empresa visionária, não há necessidade de grandes idéias ou produtos, mas sim, ter líderes e pessoas que façam acontecer, que buscam metas, que concretizem a missão da empresa ao longo dos anos, resistindo às transformações globais.
    Como todas as empresas, as visionárias também passam por dificuldades, altos e baixos, mas o seu diferencial está nos métodos utilizados para reverter o quadro, como melhoria contínua e qualidade total, visões projetadas para o futuro, além de ter confiança, eficácia e capacidade para sobreviver aos obstáculos.

  6. Maicon Rodrigo Kirsch mar 22nd 2012

    A palavra liderança é uma característica peculiar que as empresas visionárias, pois elas trabalham diretamente para o futuro levando em consideração o presente momento,as oportunidades que estão sendo atribuídas a organização frente ao mercado e ao que a mesma está fazendo para alcançar seus objetivos. após a apresentação da colega pesquisei em outros materiais para ficar mais claro o assunto desenvolvido em aula, então em uma reportagem em uma revista que tratava sobre o assunto foi citado uma frase que possue uma grande relação a completar o pensamento,”

  7. Maicon Rodrigo Kirsch mar 22nd 2012

    Um passo de cada vez,mas grandes passos.sem medo de ousar e com coragem de realizar” empresa visionária pode ser considerada “quase perfeita”,pois pode se ter certeza que nestas grandes organizações o negócio anda de verdade,futuro é riqueza,o que está acontecendo no momento já se foi planejado, a preocupação é lá na frente.

  8. Arthur Winter mar 22nd 2012

    Conforme a apresentação do artigo em aula fica evidente que o autor caracteriza empresas para durar como empresas que anos antes foram capazes de se visualizar no mercado e a sua interpretação do mesmo estava correta. Esta empresa com sua visão do futuro foi capaz de superar a existência de seus líderes e garantir um trabalho contínuo mesmo após a morte de seus fundadores.
    Empresas visionárias se colocam no mercado de maneira a superar com mais facilidade os desafios do mercado e se manterem no topo. Estas organizações tendem inclusive a sugar todo o potencial de seus colaboradores de forma a garantir que todos entrem em sintonia e busquem fazer a diferença garantindo essa perpetuidade.

  9. Luiz Carlos Machado Junior mar 26th 2012

    Boa noite! Após esta aula, percebo que uma empresa visionária é aquela que alcançou sua visão (e a evoluiu), tem estabilidade financeira, possui notoriedade no mercado mundial, e prospera, mesmo sem seu fundador (por carregar em seu DNA o princípio de ensinar como fazer, ao contrário de simples ordens unilaterais – o que é o mais comum em nossas empresas ainda na atualidade). Se pararmos para analisar os ítens apresentados no esquema acima, percebemos que um fator em comum a todos eles, é que não valorizam o material como principal diferencial, mas uma boa formação da estrutura organizacional e a empresa em si própria. A meu ver, o fator em comum nestas empresas é o ponto ótimo entre resultados x bom relacionamento do pessoal. Ou seja, a organização em si, que, antes dos bens materiais, são as pessoas, que fazem funcionar toda a máquina orgnaizacional.

  10. Caroline Mantovani mar 26th 2012

    Boa tarde,

    achei bastante interessante a apresentação da colega Aline, pois eu tinha uma ideia um pouco diferente sobre empresas visionárias. Na minha opinião uma empresa visionária seria uma empresa familiar, que após passar por prejuizos, ganhos, dificuldades, enfim, continuaria firme no mercado visando sempre o melhor, o diferencial.
    As empresas visionárias diferenciam-se das empresas que ´´não chegaram lá“ pois desde o princípio elas utilizam mecanismos que sempre foram considerados modismo, como: empowerment, melhoria contínua, qualidade total, etc, e que hoje são apresentados como métodos revolucionários.
    Pesquisando mais sobre o assunto na internet, encontrei uma frase que representa minha ideia formada anteriormente e a apresentação da Aline: ´´empresas visionárias são aquelas que nunca se sabe o que será delas, mas sempre é certo que continuarão a existir“.
    Abraço,
    Caroline.

  11. Mariana Caetano mar 27th 2012

    Conforme o autor expressa nesses primeiros capítulos, empresas visionárias são aquelas empresas “antigas” que mesmo seu fundador deixando-a, a empresa não deixa de existir. Tem ideias e prevê como será o mercado daqui a 10 ou 20 anos.
    Ser uma empresa visionária depende de uma continuidade. A única maneira de fazer isso é através de um compromisso de longo prazo.

  12. Elaine Beck mar 27th 2012

    De acordo com a apresentação do artigo em aula, as empresas visionárias foram feitas para durar porque desde o inicio sempre estiveram em busca de serem as melhores naquilo que fazem. Uma empresa visionária não está apenas preocupada em superar seus concorrentes, mas preocupa-se também de superar a si mesmas, ou seja, não se acomodam quando alcançam algum objetivo. O grupo de colaboradores deve ter disciplina e gostar do que faz, pois seus lideres tendem a ser muito exigentes.

  13. Maicon Fabiano Teixeira dos Santos mar 27th 2012

    Conforme o autor, e também a apresentação da colega, muitas empresas de hoje pensam mesmo no futuro, e acabam esquecendo de fazer uma visualização de quais os paços que a empresa terá que fazer para que possa ter o futuro que esta realmente desejando. E isto é o que falta muito nas empresas para que possam ver o futuro mas também acompanhando o presente.

  14. Danubia Ramos da Silva mar 27th 2012

    O trabalho apresentou alguns diferenciais sobre as empresas visionárias. Entre tantas caracteristicas, é possível afirmar que empresas visionárias possuem objetivos que fazem a diferença para a sociedade, elas oferecem um produto/serviço e criam a necessidade do mesmo. São empresas flexíveis, possuem uma ideologia embasada e firme e não se rendem a modismos, possuem metas ambiciosas no longo prazo. Oferecem ferramentas para que os colaboradores se sintam motivados. Nós, como acadêmicos, devemos refletir sobre nossas ambições e metas e saber o momento certo de aplicá-las, pois empresas visionárias, não necessariamente, surgem de uma brilhante ideia, mas de uma trajetoria de muito trabalho e comprometimento.

  15. Simone Wilbert mar 27th 2012

    Empresas visionárias são aquelas feitas para durar empresas de sucesso.
    Para as empresas visionários o lucro não é o principal objetivo organizacional a ser atingido a curto e longo prazo, o lucro é uma conseqüência, uma recompensa por aquilo que representam, seus conjuntos de valores e objetivos que vêem servindo as comunidades do mundo inteiro, com seus produtos e serviços a muitas décadas.
    Todas as empresas visionárias possui um conjunto de valores que as possibilitaram de alcançar o sucesso. Entretanto este conjunto de valores, não segue uma linha ou uma corrente filosófica ou humanista necessariamente. Os valores centrais são compostos de acordo com a realidade de cada empresa.
    Para uma empresa visionária, os seu conjunto de valores permacem inalteradas muitas décadas, é a razão de ser da empresa. Porém possui uma capacidade de se modernizar e acompanhar as novas tendências de forma brilhante, adaptando-se e organizando-se conforme a realidade de cada época.

  16. São instituições líderes admiradas por outras empresas, se definem por estar a um longo tempo com impacto significativo, demonstrando um extraordinário desempenho, com planos para os imprevistos e uma boa capacidade de recuperação. Algumas empresas visionárias como a Ford já passaram por grandes dificuldades e hoje voltaram a ser uma empresa forte e consolidada. São organizações que possuem uma liderança centrada na longevidade da empresa e não no brilhantismo do líder.
    As empresas visionárias estão sempre à procura de um conjunto de objetivos que fazem a diferença, preservando sua ideologia central, não se deixando levar por tendências e modas passageiras. Que não tem medo de se comprometer com metas ambiciosas. Buscam superar a si próprias e não em superar a concorrência. A empresa em si, é a coisa mais importante. Onde os grandes sucessos decorrem de experiências, tentativas, erros, oportunismo e acidentes. Construídos por arquitetos organizacionais e não por líderes carismáticos.
    Existem algumas empresas de comparação, que buscam espelhar-se nas empresas visionárias. Contudo, as empresas de comparação dão as ferramentas, mas não impõem as soluções. As empresas visionárias impõem as soluções, além de fornecer as ferramentas.
    As práticas de gerenciamento desenvolvidas internamente ditam as regras. Para ser uma empresa visionária é necessário agregar novos produtos e inovar em técnicas e processos. Muitas vezes, esperar por uma grande idéia pode ser uma péssima idéia.
    A empresa para ser visionária tem que conquistar a sua visão, mantê-la e evoluir com ela. A empresa visionária tem que ter tempo para se consolidar no mercado. Não existe empresa visionária jovem.
    O sucesso é fruto de bem sucedidos processos subjacentes dentro da dinâmica organizacional.
    É preciso discutir idéias com as pessoas, rever ações rotineiras e explorar a expressão de um conjunto complexo de diferentes visões, pois toda a ação de sucesso está concentrada em expressar idéias de valores humanos.

  17. A popularidade de uma empresa é, entre outras coisas, uma consequência do perfil visionário. Já o contrário é impraticável de se afirmar por ser uma inverdade. É mais correto afirmar que empresas duram por serem visionárias do que dizer que ser visionárias por durar. Visionário é aquele que percebe oportunidades até nas ameaças, qualidade que ajuda a entender o porquê de somente as melhores empresas conseguirem superar crises do mercado.

  18. Mariana Salomé abr 4th 2012

    Uma empresa visionária realmente é aquela que projeta para a frente para o futuro. Que busca o bem para sociedade como seu principal produto. O mal de certas empresas é buscar apenas o lucro.Uma empresa visionária busca produtos de qualidade, colaboradores remunerados de acordo com a função, investem na empresa para assim estar sempre no mercado.

  19. Tatiana Bickel abr 7th 2012

    No meu ponto de vista de acordo com o que foi apresentado uma empresa visionária deve ser igual a construção de uma casa, se for construída com uma base firme com alicerces bem estruturados e depois vão erguendo as paredes não é qualquer vento ou tempestade que a derruba. Muitas empresas ao serem criadas visam somente o concorrente fazem um barulho no lançamento ao invés de começarem de vagarinho conhecendo o mercado procurando conhecer seus concorrentes e se conhecendo também. Assim começam no andar de cima e esquecem o debaixo qualquer crise por menor que for pode vir e abalar as “estruturas”.
    A empresa visionária enxerga o futuro de forma diferente sabem onde querem chegar mas de uma forma sadia passo a passo valorizando a mão de obra, visando sempre o melhor em seus produtos ou serviços oferecidos. Trabalham bem o presente e o futuro é uma consequência do que está sendo semeado agora.

  20. Carla Gomes abr 21st 2012

    Empresas visionárias no meu entender, tem um fator determinante para se destacar como visionária, ter a capacidade de se arriscar, e ela não espera por uma brilhante ideia, faz de uma simples ideia, uma brilhante ideia, pela visão de administrar, torna-se uma empresa visionária. Mas claro, para que tudo isso ocorra necessita de um líder efetivo, exercendo seu verdadeiro papel.


Deixe um Comentário


2 − = zero