Feitas para Durar: Méritos das Empresas Visionárias – Mais do que Lucros e Estimular o Progresso

James C. Collins em seu livro Feitas para Durar assinala duas importantes questões que demonstram a tenacidade das empresas visionárias. Primeiramente, elas partem do princípio de trabalhar com posicionamentos aparentemente contraditórios que ele denomina “genialidade do E”. Assim, por exemplo, elas traçam seus objetivos para esferas além do lucro e buscam-no também de forma pragmática; definem uma ideologia central relativamente definida e não renunciam a mudança e ao movimento empresarial contínuos. Na imagem, uma das características marcantes das empresas visionárias: a autoconfiança. Através dela, seus movimentos a conduzem a novos patamares de desempenho. Uma questão sempre negligenciada por empresas tradicionais.

Tags:, , , , , , , ,

Postado em Aula 14 por Cleon Gostinski em abril 12th, 2012 às 19:30.

18 comentários

18 de Comentários

  1. Aline Lamb abr 12th 2012

    Aos olhos de muitas pessoas o método de trabalho de uma empresa visionária é muito improvável, afinal elas instigam a autoconfiança em seus colaboradores, metas audaciosas e medidas ousadas.
    O principal em uma empresa visionária é que elas percebem desde cedo que estão lidando com pessoas e não com máquinas, que essas pessoas devem ser estimuladas, motivadas e que o trabalho deve ser feito de forma harmoniosa, incentivando a força interna e o progresso dentro da organização.

  2. Janaina Revers abr 14th 2012

    Genialidade do E e Equilíbrio pode ser compreendido como duas idéias ao mesmo tempo, ou pelo fato de a empresa fazer bons negócios a longo prazo.
    Estas empresas conhecidas como visionárias querem mais do que lucro, mas para isso o funcionário tem que trabalhar motivado e sempre almejar melhores resultados. Elas são muito mais que missão, visão e valores, ela são autenticas…
    Nestas empresas as pessoas se adaptam de acordo com a ideologia central. Não se pode continuar fazendo o que ja deu certo uma vez, porque o mundo evoluí dia-a-dia.
    A busca pelo progresso deve ser impulsionada internamente, nascer dentro da empresa. Devemos acreditar que somos capazes e traçar metas ambiciosas, desafiando a sabedoria convencional, para as empresas visionarias esta é a ideologia ideal.

  3. Tatiana Bickel abr 17th 2012

    Acredito que seja fácil de identificar uma empresa se ela é visionária ou não.
    As empresas visionarias conforme nossa colega nos colocou geralmente não visão somente o lucro mas sim todo o conjunto e o lucro será uma conseqüência de todo um trabalho bem realizado.
    Já as que não são visionarias são diferentes estas pensam no lucro hoje as vezes esquecem de atender bem seus clientes ou de atualizar seus produtos assim elas poderão ser rapidamente engolidas pelo mercado que sempre busca coisas novas e um serviço de qualidade.
    Acredito que a empresa visionária analisa tudo desde a criação de seus produtos, até o consumidor final dentro disso não esquecendo seus colaboradores. E assim seu lucro certamente virá, pois tem um trabalho bem desenvolvido.

  4. Silvia Stein abr 18th 2012

    Bom dia!
    A visão de uma empresa visionária é muito diferente de uma empresa “normal”. Todas buscam o lucro, mas ambas possuem métodos diferente para alcançar seus objetivos. As empresas visionárias, vêem seus colaboradores como pessoas e não como máquinas, diferentemente da maioria das outras empresas. Elas buscam o lucro, mas também trabalham a empresa como um todo, se preocupam desde uma contratação de funcionário até a satisfação de seu cliente, por exemplo. Para estas empresas, consideradas visionárias o lucro é o resultado ou a conseqüência de um trabalho planejado e bem desenvolvido, enquanto que numa empresa não visionária, o lucro é o mais importante, todo o resto não possui valor ou significado algum. Uma das técnicas utilizadas nas empresas visionárias para crescer é desenvolver a autoconfiança.

  5. Cristiane Zonta abr 19th 2012

    Bom dia,
    As empresas visionárias precisam ser destacadas como exemplo para as demais, pois seu diferencial está no estímulo ao progresso da autoconfiança que possuem , onde permite que suas metas e medidas sejam de certa forma, mais arriscadas, ou seja, com ar de aventura.
    Elas realmente foram feitas para durar, como o próprio título do livro de Collins destaca. E é através de sua genialidade do “E” e busca pelo alcance de seus objetivos, que se enfatizam no mercado.
    Visam melhores resultados, muito além dos lucros, levando em conta o bem-estar de seus colaboradores e satisfação dos mesmos e dos seus clientes, coisa rara nos dias de hoje.

  6. Tiago Fiorio abr 19th 2012

    Acredito que a autonomia e a genialidade do colaborador sejam as mais caracteristicas de um profissional que uma emrpesa visionária busca. Deste modo temos uma melhor performance que estará fazendo com que a empresa além de ter o seu lucro identifique e motive seus talentos.

  7. Carla Gomes abr 22nd 2012

    O autor desta obra nos traz a relevância da “genialidade do E”, que empresas visionárias utilizam, não visam apenas o lucro, valorizam os colaboradores, fazendo com que eles executem suas tarefas de forma motivada, são reconhecidos como indivíduos, fazendo muito além da missão e da visão, almejando os resultados da empresa, tendo assim sua realização profissional, e fazendo com que automaticamente o lucro venha. Contrário das empresas não visionárias, que tratam seus colaboradores como máquinas, visando apenas lucro, e que hoje infelizmente muitas empresas, mesmo na nossa região, tem essa visão.

  8. Caroline Mantovani abr 22nd 2012

    Boa tarde,

    empresas visionárias são empresas que não estão presas à incapacidade de conviver com paradoxos, isto é, com forças e ideias contraditórias (Tirania do OU). As empresas visionárias estão ligadas à ´´Tirania do E“.
    Este tipo de tirania engloba os dois extremos de uma série de dimensões ao mesmo tempo, ou seja, possibilita às empresas diversos ramos, atividades e linhas de produtos ou serviços ao mesmo tempo.
    Além da Tirania do E, as empresas visionárias possui outra característica muito marcante e que as diferencia das demais organizações: a autoconfiança. Através da autoconfiança destinada aos seus colaboradores, aos processos, a empresa visionária atinge o lucro (que é visto como uma consequencia desta autoconfiança e da Tirania do E, e não um objetivo maior e único).

  9. Mariana Caetano abr 22nd 2012

    No mundo voltado para resultados que vivemos hoje, muitas pessoas e empresas acreditam que as coisas tem que ser de um jeito OU de outro. As empresas altamente visionárias, ao invés de escolher entre A OU B, elas descobrem uma forma de ter A E B. Empresas visionárias não escolhem entre viver segundo seus valores OU serem pragmáticas; elas encontram soluções pragmáticas E agem de acordo com seus valores centrais. Uma visão interessante era de David Packard, um dos fundadores da HP. Os lucros, segundo Packard, não são o objetivo e a meta adequada para a gerência, são o que torna possíveis todos os objetivos e metas adequados. Deixou claro que a HP tinha como principal tarefa projetar, desenvolver e fabricar os melhores equipamentos eletrônicos para o progresso da ciência e bem-estar da sociedade e que os lucros permitem que a HP vá em busca dessas metas.

  10. Estevão Krause abr 23rd 2012

    Apenas querer ser uma empresa visionária fazendo isso pela mera instituição de diretrizes organizacionais pode ser insuficiente para alcançar o que se quer. É preciso fazer as pessoas se envolverem nisso e fazer elas pensarem que são parte desse todo. É algo que dificilmente se encontra pronto, bem como nem existe receita de bolo pronta. São heteregênios que precisam montar um homogênio caminhando num único sentido, o que dá uma idéia da dimensão de dificuldade para se alcançar a soma e com isso atingir resultados.

  11. Maicon Fabiano Teixeira dos Santos abr 26th 2012

    Boa Noite,

    o assunto abordado foi muito interessante, pois hoje em dia é fácil de perceber se a empresa tem um lider visionário, mas é dificil de ter empresas que são visionárias.Pois a empresa que só pensa no lucro do seu próprio bolso. Ja o visionário, o lider pensa já pra frente, e também se preocupa com os seus colaboradores e seus clientes, com um bom atendimento, para que possam sair satisfeitos.E o lider visionário muitas vezes vai conseguir atingir os seu resultados para a organização em geral.

  12. Não adianta ter valores, missão, visão, se não for controlados. É necessário que todos os colaboradores da organização saibam e se comprometam com o objetivo da empresa.
    Não se pode continuar fazendo o que deu certo uma vez, temos que correr atrás de coisas novas, diferentes e eficientes. Os administradores devem fazer esta ideologia acontecer. É preciso estimular o progresso.
    A genialidade do ‘’E’’ simboliza a modernidade. Mais do que lucro, fazer bons negócios de longo prazo. Precisamos desafiar a sabedoria convencional com metas audaciosas e medidas ousadas.

  13. Arthur Winter mai 8th 2012

    Empresas visionárias, empresas que se destacam das demais. Se destacam não apenas pela sua lucratividade, mas pela sua maneira de enxergar o mundo. As empresas visionárias viram oportunidades diferentes onde as outras não identificaram nada, se destacam por conseguir fazer as suas tarefas de modo bem feito e o lucro foi conseqüência disso, mas o seu objetivo não era arbitrariamente este, mas encontrar o que não havia sido até então e se destacar das demais por idéias diferentes.

  14. Simone Wilbert mai 15th 2012

    As empresas visionárias na sua grande maioria ergueram-se sem a presença de líderes carismáticos, que por sua vez estes a longo prazo podem prejudicar o desempenho da empresa. Pois após sua ausência, o seu sucessor, encontrará dificuldades e resistência por seus funcionários, pelo modo como age por não ser um líder carismático ou ainda por seu estilo ser diferente, isso pode levar uma empresa as ruínas.
    Para as empresas visionários o lucro não é o principal objetivo organizacional a ser atingido a curto e longo prazo, o lucro é uma conseqüência, uma recompensa por aquilo que representam, seus conjuntos de valores e objetivos que vêem servindo as comunidades do mundo inteiro, com seus produtos e serviços a muitas décadas.
    Todas as empresas visionárias possui um conjunto de valores que as possibilitaram de alcançar o sucesso. Entretanto este conjunto de valores, não segue uma linha ou uma corrente filosófica ou humanista necessariamente. Os valores centrais são compostos de acordo com a realidade de cada empresa.

  15. Mariana Salomé mai 19th 2012

    Acredito que um funcionário bem motivado o espelho se vê na produção do mesmo. Hoje em dia um colaborador desvalorizado não vai dar todo o gás para sua empresa, até mesmo não se preocupa mais com a empresa se ela esta bem. Fica com raiva e trabalha por necessidade de estar empregado.

  16. Danubia Ramos da Silva mai 19th 2012

    As empresas visionárias se destacam por muitos fatores. Visão antecipada das necessidades, valorização do funcionário, posicionamento na sociedade, busca por mais e melhor, planejamento e estratégias no curto, médio e longo prazo, tem uma filosofia e cultura organizacional bem alinhadas e mais do que isto, buscam funcionários que se identificam com o perfil da organização e que busquem nela uma forma de realização profissional, financeira e pessoal. Acredito que empresas que buscam crescimento e reconhecimento, precisam buscar estes fatores para dentro da organização, ou futuramente, estas não estarão mais no mercado, pois será fator determinante para a sobrevivência da empresa no mercado.

  17. Elaine jun 8th 2012

    Ao contrário do que as empresas tradicionais seguem, as empresas visionárias não são estimuladas pelo lucro, o lucro é apenas uma consequência do alcance de metas e objetivos. As empresas visionárias trabalham continuamente pelo progresso, baseadas em uma ideologia central para orientar e inspirar as pessoas que trabalham na empresa. A busca pelo progresso é proveniente de uma necessidade de explorar, criar, descobrir, alcançar, mudar, melhorar e com isso se destacar entre as melhores.

  18. Luiz Carlos Machado Junior jun 28th 2012

    Instigar a autoconfiança, traçar metas audaciosas e tomar medidas ousadas.
    Identificando uma empresa visionária assim, percebe-se que para muitos, deva ser um “sufoco” trabalhar nela. E acredito que a afirmativa seja verdadeira, uma vez que não há nada de “tranquilidade” no dia-a-dia de uma empresa assim. Uma vez que tecnologia, informação, economia, e mecânica, dentre muitos outros são fatores que mudam a cada dia, a cada hora; entende-se que as empresas visionárias, por estarem sempre visando estar “à frente” do seu tempo, trabalham em uma velocidade absurda, onde existe tensão sim. O fator determinante para que todos encarem esta característica é a a motivação, a inspiração que esta empresa instiga em seu pessoal.
    Acredito que este foco esteja em um dos primeiros critérios de cuidado de uma empresa deste porte.


Deixe um Comentário


− 1 = quatro