Composto de produtos e serviços como contribuição ao plano de marketing

por Natália Finger
Acadêmica do Curso de Gestão em Hotelaria
da Castelli – Escola Superior de Hotelaria – Canela – RS

Imagem - Artigo Insanicom 4Considerando os conhecimentos sobre mercado-alvo, concorrência e conseguindo traçar os perfis dos consumidores, agora é importante definir o composto de produtos e serviços de uma empresa.

O produto é tido como o elemento mais importante do composto de marketing. Trata-se de algo que pode ser ofertado a um mercado com a finalidade de satisfazer um desejo ou necessidade do consumidor. Tais produtos incluem: serviços, bens físicos, locais, pessoas, organizações e ideias. Segundo Kotler, as decisões de composto de produtos têm quatro dimensões: amplitude, extensão, profundidade e consistência.

  • Amplitude: Quantidade e variedade de produtos oferecidos pela empresa;
  • Extensão: Número de itens de produtos que cada linha possuí;
  • Profundidade: Divisão de tamanhos;
  • Consistência: Produtos com a mesma imagem de marca;

Para mostrar a utilidade destas quatro dimensões de forma prática segue o seguinte exemplo:

Em 1999 a empresa Parmalat comercializava seis linhas de produtos (amplitude), na mesma época a empresa possuía sete itens na linha de leite (extensão), oferecendo aos consumidores três tamanhos de embalagens (profundidade), e os produtos quanto à matéria-prima, ao processo de produção, aos canais de distribuição e ao padrão de qualidade da imagem de marca.

Conseguir fazer com que um serviço ou produto tenha sucesso em vendas não é simplesmente colocá-lo à disposição para o mercado e fazer propaganda. Em marketing denomina-se “composto de produtos/serviços” todo planejamento referente a eles. Envolvendo o que se chama de 4 P’s: produto/preço/praça/promoção. Esta tarefa é iniciada na criação do produto e termina no seu lançamento ao mercado.

Como realizar o planejamento de um produto ou serviço:

  • Determinação do público-alvo;
  • Pesquisa com o público-alvo para levantar informações relevantes a elaboração do próprio produto;
  • Estudo das características do produto;
  • Especificações técnicas (embalagens, etc);
  • Se o produto não é novo, a pesquisa pode ser realizada no sentido de descobrir forças e fraquezas, oportunidades e ameaças de mercado;
  • Concorrência: análise dos produtos e estratégias da concorrência e definição das estratégias competitivas;
  • Política de preço;
  • Distribuição: pontos de venda, representantes e distribuidores, logística de distribuição e etc;
  • Promoção: estratégias promocionais, propaganda, marketing direto, definição de equipe de vendas, etc;
  • Serviços de atendimento ao cliente: suporte técnico, serviços de pós venda, etc.

Como já abordado nos artigos anteriores vimos que os primeiros itens deste planejamento para um produto ou serviço são realmente significantes para o sucesso de uma empresa. Numa visão de gerenciamento de marketing um produto não é apenas bens tangíveis, Um produto oferecido pela empresa pode ser ao mesmo tempo o serviço da mesma ou vice versa, o composto de serviços refere-se principalmente a instalação, assistência ao cliente, garantia (pós venda) e o composto de produtos liga-se a amplitude e variedade.

A escolha do composto de produtos exerce influência considerável no lucro final e na situação econômica de uma empresa. Para isto o responsável pelo marketing deve levar em consideração todas as variáveis ao planejar uma nova linha de produtos e serviços, sempre avaliando o custo do investimento necessário para tal e o seu retorno.

Empresas precisam se preocupar com as coisas que vão além de vantagens e benefícios que seus clientes enxergam em seus produtos e serviços. É necessário agregar valores sociais, espirituais e ambientais que demonstram que as empresas se preocupam com a sociedade. (MARKETING DE PRODUTOS E SERVIÇOS)

REFERÊNCIAS:

KOTLER, P. Administração de Marketing. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1996. 676p.

Administração de Linhas de Produtos, Marcas e Embalagens. Disponível em: <http://www.gwc.com.br/marketing/produto.htm>. Acesso: 22 de Abril, 2013.

Conceitos Básicos de Produtos e Serviços. Disponível em: <http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_mkt_6mod/gestao_mercado_prod_servicos/pdf/aula02.pdf>. Acesso: 24 de Abril, 2013.

Concursos de Administração. Disponível em: <http://concursosemadm.blogspot.com.br/2011/01/o-composto-de-produto.html>. Acesso: 22 de Abril, 2013.

Marketing de Produtos e Serviços. Disponível em: <http://www.m2all.com.br/?page=consultoria&slug=marketing-de-produtos-e-servicos>. Acesso: 24 de Abril, 2013.

 

Tags:, ,

Postado em Administração de Marketing por Cleon Gostinski em abril 26th, 2013 às 23:09.

1 comentário

Um Comentário

  1. Quanto à pertinência de conteúdo: o texto se apresenta com baixa qualificação. Não houve relacionamento do conteúdo com a visão sistêmica. Não foi identificada adequadamente a fonte das citações de vários trechos, que deveriam estar entre aspas e e com a indicação do(s) autor(es)/fonte(s);
    Quanto à demonstração de Raciocínio Lógico os posicionamentos revelam satisfatório encadeamento;
    Quanto à originalidade das ideias há bastante dificuldade em se identificar uma linha de raciocínio própria, muito em razão de ter sido apresentado apenas um grande recorte de ideias de alguns autores.


Deixe um Comentário


9 − dois =