A importância do composto de comunicação para o plano de marketing

por Natália Finger
Acadêmica do Curso de Gestão em Hotelaria
da Castelli – Escola Superior de Hotelaria – Canela – RS

Imagem Artigo Insanicom 8Após a empresa ter decidido as questões anteriores, referentes à determinação do produto e/ou serviço, precificação e os meios de comercialização é hora da mesma se comunicar com fornecedores, concorrentes, clientes e consumidores a fim de vender e promover o produto e/ou serviço. Este fato possui o nome de comunicação mercadológica.

Basicamente, esta comunicação possui a finalidade de realizar uma venda a curto prazo. Os principais objetivos são criar e fortificar relacionamentos, aumentar o número de clientes, construir imagens favoráveis entre outros. Segundo Bettarelli, comunicação mercadológica é toda forma de comunicação capaz de atingir um objetivo de marketing, e deve ser elaborada a partir do quadro sociocultural do consumidor-alvo.

Ou seja, a empresa precisa verificar qual será sua “área de atuação” para atingir o consumidor, se a mesma está estabelecida em um local com uma comunidade sem tantos benefícios financeiros a mesma terá que trazer produtos diferenciados, preços menos elevados e realizar toda uma divulgação dirigida para este público, para que a mesma obtenha uma boa resposta e bons lucros.

Segundo KOTLER (2002), os canais de comunicação são empregados para transmitir mensagens a compradores-alvos e deles receber mensagens. Em geral, esses canais consubstanciam-se em: jornais, revistas, rádios, televisão, correios, telefone, outdoors, folders, internet, feiras, eventos corporativos, entre outros.

Com esta “facilidade” na comunicação, as pessoas acabam sendo atacadas por informações publicitárias, principalmente na internet ou redes sociais, por exemplo, o site youtube, um meio que recebe muitos acessos e agora para o usuário que deseja ver um clipe musical muitas vezes precisa aguardar o anuncio publicitário que aparece de forma “obrigada”. Ou seja, até não querendo receber o conteúdo, muitas vezes o consumidor fica incapacitado de fugir.

Nos dias atuais as empresas que se adaptarem ao desenvolvimento tecnológico de informação conseguirão obter uma grande quantidade sobre os seus consumidores, conhecer melhor os seus hábitos e isto acaba garantindo para a empresa maior conhecimento na hora de criar uma estratégia para venda, conseguindo atingir melhor as expectativas do seu público alvo.

Porém, com todas estas opção para chegar até seu consumidor a competitividade que acaba aumentando, pois é necessário que a mesma após conseguir distinguir seu público, aprenda a se comunicar da forma “correta”. Afinal, é fundamental para uma empresa possuir uma boa imagem no mercado e ter o seu público em contato com os produtos, mas para isto é importante que os fatores de publicidade e propaganda sejam reconhecidos e devidamente valorizados. Pois todo recurso que a mesma investirá, de uma forma adequada, irá proporcionar mais crescimento e visibilidade.

Em suma, a comunicação mercadológica deve ser realizada após muitas pesquisas de mercado, ter de forma clara a visão sistêmica de cada etapa que a mesma terá que passar.

De um modo geral, entende-se que a comunicação mercadológica se encarrega de todas as manifestações simbólicas de um mix integrado de instrumentos de comunicação persuasiva para conquistar o consumidor e os públicos-alvo estabelecidos pela área de marketing. (KUNSCH, 2003. p. 164).

RFERÊNCIAS:

KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.

PEREZ, Clotilde: BAIRON, Sérgio. Comunicação e marketing: teorias da comunicação e novas mídias, um estudo prático. São Paulo: Futura, 2002.

BETTARELLI, Rosicler. Artigo: Comunicação mercadológica. Disponível em: <http://comunicandocm2009.files.wordpress.com/2010/05/comunicacao-mercadologica-contexto.pdf> Acesso em: 14 de Maio, 2013.

KOTLER, Phillip. Administração de marketing. São Paulo: Atlas

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Postado em Administração de Marketing por Cleon Gostinski em maio 24th, 2013 às 12:15.

1 comentário

Um Comentário

  1. Quanto à pertinência de conteúdo: o texto se apresenta com satisfatória qualificação, apresentando alguns erros ortográficos. Não houve, contudo, relacionamento consistente do conteúdo com a visão sistêmica. Quanto à demonstração de Raciocínio Lógico os posicionamentos demonstram satisfatório encadeamento; Quanto à originalidade das ideias é importante trazer as vivências próprias para o debate. O que não aconteceu, não sendo demonstrada uma adequada perspectiva entre teoria e prática.


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