Objetivos como foco do planejamento de marketing

por Natália Finger
Acadêmica do Curso de Gestão em Hotelaria
da Castelli – Escola Superior de Hotelaria – Canela – RS

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“Objetivo são as definições daquilo que deve ser realizado pela empresa nas áreas principais, durante períodos específicos de tempo. Devem ser definíveis e alcançáveis, de forma que haja um alvo intangível para o qual se possa mirar. Devem ser definidos de tal forma que, quando o plano for implementado, o desempenho possa ser comparado com o objetivo. Podem-se estabelecer objetivos em longo e curto prazos, porém os mesmos devem ser coerentes. Os objetivos devem ser motivadores e não desestimulantes.”(WESTWOOD, 1996)

Depois de a empresa realizar o diagnóstico da sua situação no mercado, da análise dos seus pontos fortes e fracos o planejamento deve estabelecer os seus objetivos. É importante que os objetivos  sejam coerentes com os estudos realizados, pois desta forma a empresa conseguirá realizar uma estratégia mais realista perante seu mercado e público-alvo.

É necessário, porém, a empresa também ter conhecimento sobre o que são objetivos para um plano de marketing, pois estes representam tudo aquilo que a empresa deseja obter, mostrando também aonde a mesma deseja chegar ao mercado e quais as estratégias usadas para conquistar devida meta.

Uma declaração estratégia de mercado traz ações de marketing específicas que uma empresa deve tomar para alcançar seus objetivos. Por exemplo, uma empresa x deseja aumentar uma determinada linha de produtos, esta por sua vez deve detalhar o uso de ações específicas, para que desta forma consiga atingir seu objetivo.

Em seguida seguem três exemplos de objetivos “básicos” para empresas novas no mercado:

  • Objetivo 1:  Faturamento de subsistência. Empresas novas não possuem referências de anos anteriores para aumento, porém, é necessário no mínimo se manter, ou seja, vender para pagar os seus custos básicos;
  • Objetivo 2: Construção da marca;
  • Objetivo 3: Alcançar a excelência em todos os processos operacionais.

Obviamente estes três exemplos básicos de objetivos possa ficar relativo, afinal, a empresa poderá complementá-los de acordo com suas principais necessidades.  Embora que muitas vezes pensamos que uma empresa tenha como único objetivo a maximização de lucros, ela pode e deve definir diversos objetivos a serem perseguidos durante sua trajetória no mercado.

Assim como precisamos de objetivos, motivações, incentivos ou o que for para seguir em frente com algum projeto, por menor que ele seja uma empresa também precisa deste “impulso” para seguir em frente, ainda mais em um mercado tão competitivo que possuímos hoje em dia. Objetivos são uma peça fundamental para que isto ocorra,  além da empresa ter de forma clara e definida os seus resultados quantitativos ou qualitativos a ser alcançados.

REFERÊNCIAS:

PIOVESANA, Luiz. Objetivos e estratégias do plano de marketing. Disponível em: <http://www.saiadolugar.com.br/marketing/objetivos-e-estrategias-do-plano-de-marketing>. Acesso em: 22 maio 2013.

TOMIO, Dilson. PAUL, Nilmar. Gestão estratégica de papelarias: o plano de negócios para tornar sua empresa competitiva, rentável e moderna. Rio de Janeiro: Hama, 2003.

WESTWOOD, John. O plano de marketing. 2 ed. São Paulo: Makron Books, 1996.

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Postado em Administração de Marketing por Cleon Gostinski em maio 29th, 2013 às 14:55.

12 comentários

12 de Comentários

  1. Quanto à pertinência de conteúdo: o texto se apresenta com satisfatória qualificação. Não houve, contudo, relacionamento consistente do conteúdo com a visão sistêmica. Quanto à demonstração de Raciocínio Lógico os posicionamentos demonstram satisfatório encadeamento;
    Quanto à originalidade das ideias é importante trazer as vivências próprias para o debate. O que não aconteceu, não sendo demonstrada uma adequada perspectiva entre teoria e prática.

  2. Denver Higgins mai 30th 2013

    Como elaborar um plano de negócio. Para montar uma empresa , antes de começar a colocar em prática os passos necessários para a sua legalização, é preciso que o futuro empresário tenha uma série de conhecimentos fundamentais, como: conhecer o ramo de atividade onde vai atuar o mercado, fazer um planejamento do que vai ser colocado em prática na nova empresa, estabelecer os objetivos que se pretender atingir, entre outros.

  3. Mamie Lara jun 2nd 2013

    Estratégia também pode ser entendida como uma posição (posição de uma empresa no mercado), uma perspectiva (uma forma específica de fazer as coisas). Os objetivos das estratégias, ainda segundo Mintzberg, são fixar a direção das ações planejadas, focalizar o esforço do grupo que assume o papel de agente de mudanças, serve também como uma marca que define a organização e é um elemento que provê consistência e aumenta a coerência das ações e intervenções.

  4. Kristin V. Beard jun 18th 2013

    Estratégia também pode ser entendida como uma posição (posição de uma empresa no mercado), uma perspectiva (uma forma específica de fazer as coisas). Os objetivos das estratégias, ainda segundo Mintzberg, são fixar a direção das ações planejadas, focalizar o esforço do grupo que assume o papel de agente de mudanças, serve também como uma marca que define a organização e é um elemento que provê consistência e aumenta a coerência das ações e intervenções.

  5. Loren L. Armstrong jun 20th 2013

    Estratégia também pode ser entendida como uma posição (posição de uma empresa no mercado), uma perspectiva (uma forma específica de fazer as coisas). Os objetivos das estratégias, ainda segundo Mintzberg, são fixar a direção das ações planejadas, focalizar o esforço do grupo que assume o papel de agente de mudanças, serve também como uma marca que define a organização e é um elemento que provê consistência e aumenta a coerência das ações e intervenções.

  6. Melody Carrillo jul 19th 2013

    O plano de marketing consiste num documento onde se escreve o ambiente à bolsa da empresa, a situação em que se encontra, os objetivos de marketing que deve procurar alcançar, as estratégias de marketing que permitem alcançar os ditos objetivos, e os planos de ação que permitem implementar essas estratégias. Ao analisar o seu ambiente e situação atual, e ao planificar os seus objetivos e estratégias de marketing, assim como o curso de ação, este plano permite à empresa antecipar-se à concorrência e minimizar o risco. Continue lendo para saber melhor como funciona este plano e quais os passos a seguir.

  7. Blanca Foley ago 5th 2013

    Em muitas empresas quem tem estas informações é a área comercial. Neste momento, quantas informações sua empresa tem referente ao mercado? E da sua empresa frente ao mercado? Um plano de mercadotecnia te dá a oportunidade de reunir toda esta informação relevante em um só lugar, de impulsar idéias e de justificar as ações que levará à cabo.

  8. Alexis ago 9th 2013

    Terminado el proceso de fijación de los objetivos de ventas hay que realizar un breve sumario del proceso utilizado, las presunciones que se han tenido en cuenta y los factores considerados. Cualquier fuente de información utilizada debe incluirse en los apéndices del Plan de Marketing, pues es posible encontrar un mercado objetivo menor de los esperado, y quizás nuestra empresa no tenga el capital necesario, probablemente haya una competencia mayor de la prevista, puede que la demanda no sea la esperada, etc. Todos estos factores afectan negativamente la previsión de ventas.

  9. Marilyn Oneal set 28th 2013

    Outras estratégias de distribuição conhecidas são a Distribuição Exclusiva e Distribuição Intensiva. Na Distribuição Exclusiva, a empresa usa poucos intermediários para atender a segmentos específicos do mercado consumidor. Um exemplo são produtos de beleza que são vendidos em alguns salões exclusivos. No sistema de distribuição intensiva, a empresa coloca o produto no maior número possível de pontos de venda. Esse tipo de sistema é utilizado para produtos que são consumidos intensamente pelo público consumidor, como por exemplo refrigerantes.

  10. Miles I. Vargas out 9th 2013

    Outras estratégias de distribuição conhecidas são a Distribuição Exclusiva e Distribuição Intensiva. Na Distribuição Exclusiva, a empresa usa poucos intermediários para atender a segmentos específicos do mercado consumidor. Um exemplo são produtos de beleza que são vendidos em alguns salões exclusivos. No sistema de distribuição intensiva, a empresa coloca o produto no maior número possível de pontos de venda. Esse tipo de sistema é utilizado para produtos que são consumidos intensamente pelo público consumidor, como por exemplo refrigerantes.

  11. Lucio Pratt dez 2nd 2013

    Output o salidas: son los productos obtenidos o servicios prestados. Se producen también ciertos productos no deseados (residuos, contaminación , etc.). Entorno o medioambiente: son todos aquellos elementos que no forman parte de la función de producción pero que están directa o indirectamente relacionados con ella. Existen dos tipos: Entorno genérico: todo aquello que rodea a la empresa o coincide con el entorno de la empresa . Por ejemplo: afectan las políticas , condiciones legales, la tecnología . Entorno específico: engloba al resto de departamentos de la empresa. Retroalimentación : es un mecanismo para conocer si se están cumpliendo los objetivos.

  12. Cory E. Harrison jan 26th 2014

    É o processo gerencial com o objetivo de dar formas aos negócios e produtos de uma empresa de modo que possibilitem os lucros e crescimentos almejados; mantendo-a saudável mesmo diante de eventos inesperados que a afetem adversamente; e agindo no gerenciamento de negócios, na avaliação dos pontos fortes diante do mercado e na estratégia para alcançar objetivos a longo prazo.


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