Concluídos


2008/2

Apresentamos a síntese do processo interativo que concebeu a Revista Cenários – Relações Públicas Contemporâneas. Acesse www.intelectoc.com.br – ano 1 | número 4 | out-dez 2008.

2009/1

Durante o primeiro semestre de 2009, 12 grupos de alunos da FABICO – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul construíram diferentes pesquisas de opinião pública, envolvendo temas de interesse da coletividade acadêmica. Os enfoques de pesquisa procuraram a compreensão dos seguintes problemas de pesquisa:

GRUPO – Problema de Pesquisa

CINZA – Os fabicanos acreditam na necessidade de diploma de graduação para o exercício da profissão de jornalista?

LILÁS – As formas de comunicação que a FABICO utiliza com seus educandos são adequadas?

PRETO – Os fabicanos acreditam que os valores éticos (?) são fundamentais para a divulgação publicitária de produtos no meio social brasileiro?

BEGE – O site da FABICO possui informações que definem real relevância para o desempenho das atividades acadêmicas dos educandos da instituição?

VERMELHO – Os fabicanos estão preocupados com a possível escassez de água potável prevista para as próximas décadas?

ROXO – Os fabicanos acreditam que são válidas as cirurgias plásticas na adolescência, motivadas somente por questões estéticas?

LARANJA – Os fabicanos consideram o trote com tintas e brincadeiras a forma mais adequada para receber os calouros?

MARFIM – Os fabicanos entendem o problema causado pelo desperdício de alimentos no RU da FABICO?

VERDE – Os fabicanos acreditam que o atual sistema prisional brasileiro é eficaz para a reabilitação dos condenados?

ROSA – O ato de fumar em ambientes fechados influencia na convivência social cotidiana dos fabicanos no Campus?

AZUL – Os educandos da FABICO concordam com o projeto que visa unificar os processos seletivos das universidades federais?

AMARELO – As ações de segurança na FABICO atendem as necessidades da comunidade fabicana?

Dentre os trabalhos apresentados o que mais se destacou pelo resultado final foi o do grupo AMARELO, que pode ser acessado através do link a seguir:
Grupo Amarelo – Relatório de Pesquisa

2009/2

Demonstrando que o exercício profissional das relações públicas está sujeito a um mercado bastante competitivo, promoveu-se uma ação dinâmica entre os alunos da disciplina Assessoria de Comunicação Organizacional do Curso de Comunicação Social da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através da formação de nove agências, que foram submetidas aos seguintes desafios:

1 – Encontrar claros direcionamentos para ações geradoras de resultados consistentes em assessoria de relações públicas;

2 – Reconhecer os limites éticos dos projetos de relações públicas;

3 – Instituir para cada agência, de acordo com as habilidades dos profissionais envolvidos, um modus operandi especializado, sistêmico e sustentável;

4 – Testar os diferentes modelos de agência concebidos, através de estudos de caso;

5 – Demonstrar a capacidade de inovação de cada agência em situações críticas de comunicação;

6 – Conceber um projeto de assessoria em relações públicas para um cliente real.

2010/1

Com o apoio da Catânia Studio Comunicação e Marketing foi concebido e implementado o projeto Momentos Únicos Usaflex com a finalidade de estabelecer o primeiro canal de relacionamento virtual entre a empresa e as suas webconsumidoras.  As participantes foram premiadas com produtos Usaflex, mediante o envio de imagens e de relatos referentes àquelas situações únicas que passam e registram por acaso ou propositalmente. Assim, como mostra o mascote da campanha, foi estabelecida uma representação de um momento único para inspirar e estimular a participação.

2010/2

Procurando materializar a teoria em prática, os acadêmicos do curso de Administração de Empresas da FACCAT – Faculdades Integradas de Taquara – RS, foram desafiados, a partir da criação de Sistemas de Informações Sistêmicos, a desenvolver coleções de calçados para o mercado de boutiques no Brasil. Foram montadas cinco diferentes empresas produtoras que estabeleceram estratégias competitivas, tendo como referências principais as postulações de Sun Tzu (A Arte da Guerra) e de Al Ries e Jack Trout (Marketing de Guerra e Posicionamento).

O Estudo de Caso cumpriu dez diferentes etapas:

Fase 1 – Definindo a identidade empresarial, desenvolvendo a primeira ação no mercado e reconhecendo o posicionamento mercadológico inicial

ETAPA A – Estruturando a empresa;

ETAPA B – Utilizando o pensamento sistêmico para estabelecer sintonia para o produto;

ETAPA C – Buscando referências no mercado com base no diagrama sistêmico;

ETAPA D – Definindo a coleção de calçados primavera-verão 2010-2011 para o mercado-alvo;

ETAPA E – Reconhecimento estratégico e promoção de ajustes na visão sistêmica;

FASE 2 – Trabalhando o posicionamento através do mapa estratégico

ETAPA F – Procurando explorar o posicionamento em função da demanda de mercado;

ETAPA G – Movimentando-se no quadrado estratégico;

ETAPA H – Avaliando a atualização do posicionamento mercadológico;

ETAPA I – Propondo a coleção outono 2011;

ETAPA J – Movimentos de resposta e reflexões sobre o posicionamento final.

2011/1

Partindo de textos de prestigiados autores internacionais, como Bauer, Ries, Trout e Peters, os acadêmicos da disciplina Marketing Estratégico do curso de Administração de Empresas da FACCAT – Faculdades Integradas de Taquara – RS desenvolveram mapas conceituais que integraram o conhecimento em exclusivas configurações de sinergia.

2011/2

Considerando a necessidade de aprendizagem de um grupo restrito de educandos da FACCAT – Faculdades Integradas de Taquara do curso de Administração de Empresas que tem em comum a necessidade de aprendizagem na disciplina Pesquisa Mercadológica e necessidades específicas para conteúdos sobre Composto Promocional, Canal de Distribuição e Logística e Marketing de Relacionamento, se estabelece uma ação interdisciplinar para o alcance de resultados sinérgicos.

2012/1

Tendo como referência a disciplina Tópicos Especiais do Curso de Administração de Empresas da FACCAT – Faculdades Integradas de Taquara realizaram-se estudos sobre o papel dos recursos humanos nas organizações. A obra de referência foi o livro de Jean-François ChanlatO Indivíduo nas Organizações – Dimensões Esquecidas. Neste íterim foram realizados debates sobre questões-chave da administração moderna, incluindo A Gestão de Conflitos; Heterofobia e Racismo; Papel das Executivas; Neurose Profissional e a Linguagem nas Organizações. Dentro de uma perspectiva de entendimento de como questões como estas circulam em empresas visionárias, utilizou-se a obra de James C. CollinsFeitas para Durar.

2012/2

Contando com os educandos da disciplina Marketing da Hospitalidade do curso de Graduação em Hotelaria da Castelli – Escola Superior de Hotelaria de Canela – RS, a proposta de trabalho estabeleceu uma concorrência entre doze estabelecimentos de hospedagem em busca da resolução do estudo de caso “A Escolha de Sofia“. A proposta definiu o perfil de um “consumidor médio”, representado pela família de Sofia, que pretendia tirar férias no verão 2013 e, desta forma, analisa ofertas de hospedagem, concebidas pelos estudantes. No verão 2012, Sofia e sua família selecionaram o local de suas férias, também fruto de uma disputa, que incluiu 3 destinos nacionais – Governador Celso Ramos – SC; Rio das Ostras – RJ e Praia de Pipa – RN e 6 internacionais Roma; Cancún; Tóquio; San Juan; Cingapura e Cidade do México (a proposta vencedora). Desta vez, o destino escolhido foi a cidade de Sydney na Austrália, que venceu propostas de Montreal (Canadá); Famagusta (Ilha de Chipre); Oranjestad (Aruba); São Pedro de Atacama (Chile); Ancona (Itália); Madri (Espanha); Bersabela (Israel); Arica (Chile); Hanga Roa – Ilha de Páscoa (Chile); Bombinhas-SC (Brasil) e Florianópolis (Brasil).

Ranking 2012 - Imagem

Um Comentário

  1. Tyrone mar 4th 2012

    Good blogging!


Deixe um Comentário


oito + = 13